Paroquia São Raimundo – Diocese de Santo Amaro

Paróquia São Raimundo Nonato

Diocese de Santo Amaro

Av. Eduardo Pereira Ramos, 197 – Jd. São Jorge
Tel: 5614-8532 – CEP 04432-000

O Casamento ou Sacramento do Matrimônio.

O Processo de Matrimônio.

Para realizar o Casamento é necessário fazer o processo de Matrimônio, que é realizado juntamante ao sacerdote e ao próprio casal que vai se casar, munido dos documentos necessários. Este processo é feito na Paróquia cujo endereço corresponda a um dos noivos. Para agendar o primeiro encontro é necessário que o casal envie um Email ou Whatsapp (vide no pé de página) para o sacerdote. Lembrando que o tempo mínimo para o processo é de aproximadamente 3 meses antes da data do Casamento.

O Lugar do Casamento.

O Casamento é realizado unicamente dentro de uma Igreja Católica. Em nosso caso pode ser na Comunidade São Jorge ou na Paróquia São Raimundo Nonato. O casamento realizado em outra Paróquia, mesmo fora da Diocese, vai fazer o processo de Casamento ou Transferência na Paróquia correspondente ao endereço de um dos noivos e será posteriormente enviado à Paroquia onde será realizado o Casamento. Neste caso, o dia e a hora do casamento devem estar já agendados na Paróquia onde será realizado o casamento, antes de fazer o Processo Matrimonial.

Os Documentos necessários para o Processo Matrimonial.

Os seguintes documentos devem ser apresentados no Original e Xerox:
  • RG e CPF dos noivos.
  • Certidão de Casamento Civil. Caso ainda não estiver realizado apresentar o protocolo correspondente do Cartório contendo o dia e a hora em que será realizado Contrato Civil.
  • Atestado de Curso de Noivos. Este curso pode ser feito em qualquer paróquia e deve estar datado no mínimo três meses antes do casamento.
  • Pelo menos um casal de testemunhas ou “padrinhos” que devem ser casados na Igreja ou solteiros (não podem estar amaciados). Para eles, é necessário ter o nome completo, profissão, Xerox do RG de ambos. Os padrinhos devem comparecer 30 minutos antes da cerimônia para a assinatura dos documentos.

Os valores do Casamento.

A Taxa do Processo de Casamento e a Cerimônia tem o valor fixo estipulado pela diocese de um salário mínimo: R$ 1.518,00.

A Taxa do Processo de Casamento cuja cerimônia será realizada em outra Igreja (Transferência) tem o valor de meio salário mínimo: R$ 759,00. Lembrando que neste caso a outra metade do salário mínimo será pago na Paróquia onde será realizada a cerimônia.

O Casamento Comunitário.

Este casamento é destinado a todos os casais que não possuem o sacramento do matrimônio, de tal maneira que possam regularizar a sua situação diante da Igreja e possam voltar a sua vida sacramental. O casamento deste ano está marcado para o sábado 29 de novembro de 2025. O processo matrimonial deve ser iniciado ao menos 3 meses antes desta data. Para maiores informações procure a sacretaria paroquial.